Transparência SENAI

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI/PR. Se ainda assim precisar, você poderá fazer contato nas unidades mais próximas ou por e-mail.

Confira onde estão localizadas as Unidades do Senai Paraná aqui Unidades do Senai Paraná.

Para conhecer e se candidatar às oportunidades de trabalho do Sesi no Paraná, acesse aqui e cadastre seu currículo.

Link: https://app.jobconvo.com/pt-br/careers/sistema-fiep/35ad6a0f-51a9-4b5f-b1fe-154124819dfd/

Para divulgar uma oportunidade profissional aos alunos do Senai entre em contato com a Unidade Senai mais próxima. Confira aqui Unidade Senai mais próxima onde encontrar as Unidades Senai.

O Senai desenvolve cursos sob medida para as necessidades da sua empresa. Entre em contato com a Unidade Senai mais próxima para mais informações. Confira aqui encontrar uma Unidade Senai onde encontrar uma Unidade Senai.
Para informações sobre certificados, procure diretamente a secretaria da Unidade Senai em que realizou o curso.
Para segunda via de certificados dos cursos do Senai Paraná, procure diretamente a secretaria da Unidade Senai em que realizou o curso.
O Senai Paraná possui cursos que ensinam uma profissão em diversos níveis. Cada tipo de curso tem pré-requisitos específicos:

- aprendizagem industrial (menor aprendiz): de 14 a 24 anos;
- cursos livres (iniciação, qualificação e aperfeiçoamento): sem pré-requisitos;
- cursos técnicos: cursando a partir do 2º ano do ensino médio ou ensino médio completo;
- graduação: ensino médio completo e aprovação no vestibular;
- pós-graduação: graduação completa.

Saiba mais aqui aaaacursos que ensinam uma profissão.
Para todos os cursos do Senai Paraná, as matrículas são realizadas na secretaria da Unidade Senai em que você realizará o curso, mediante a apresentação da sua documentação. Confira onde estão localizadas as Unidades Senai aqui.

> Para cursos livres (iniciação, qualificação e aperfeiçoamento):

  • Cédula de Identidade (original e fotocópia);
  • CPF (original e fotocópia);
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Comprovante de residência atualizado.

> Para cursos técnicos:

- maiores de 18 anos ou emancipados

  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e fotocópia);
  • Cédula de Identidade (original e fotocópia);
  • CPF (original e fotocópia);
  • Título de Eleitor (original e fotocópia);
  • Comprovante de quitação eleitoral (original e fotocópia);
  • Documento Militar – (sexo masculino) para maiores de 18 e menores de 45 anos (original e fotocópia);
  • Comprovante de matrícula no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos correspondente ao Ensino Médio, ou Histórico Escolar de Conclusão destes (uma via original e uma fotocópia);
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Comprovante de residência atualizado.

- menores de 18 anos

  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e fotocópia);
  • Cédula de Identidade (original e fotocópia);
  • CPF (original e fotocópia);
  • Comprovante de matrícula no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos correspondente ao Ensino Médio, ou Histórico Escolar de Conclusão destes (uma via original e uma fotocópia);
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Comprovante de residência atualizado.
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis legais (original e fotocópia);
  • Documento comprobatório da guarda em caso de responsáveis que não sejam pais do aluno. Na falta do documento de guarda, poderá ser apresentada uma declaração do Conselho Tutelar.

> Para cursos de graduação:

  • Documento oficial de identidade do candidato e do responsável, caso o candidato seja menor de 18 anos, não emancipado (original e fotocópia);
  • Certidão de nascimento ou casamento (original e fotocópia);
  • CPF do candidato e do responsável (original e fotocópia);
  • Título de eleitor se for maior de 18 anos (original e fotocópia);
  • Prova de estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino (original e fotocópia);
  • Certificado de conclusão do curso de Ensino Médio (2º Grau) e respectivo Histórico Escolar (original e fotocópia);
  • Comprovante de residência (original e fotocópia);
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do requerimento de Matrícula (firmado por responsável legal, caso o candidato seja menor de 18 anos, não emancipado).

> Para cursos de pós-graduação:

  • Diploma de Graduação ou documento equivalente de conclusão de graduação;
  • Histórico Escolar da graduação;
  • Documento de identidade do candidato;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF do candidato;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Prova de estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;
  • Foto 3x4 (recente);
  • Curriculum Vitae ou Lattes;
  • Comprovante de residência atual.

Observação: É obrigatória a apresentação dos documentos originais para autenticação das cópias na própria Unidade Senai. Se preferir, o candidato poderá trazer as cópias autenticadas em cartório.

Caso não possua toda a documentação necessária para efetivar a sua matrícula, entre em contato com a secretaria da Unidade Senai em que pretende realizar o curso. Confira onde estão localizadas as Unidades Senai aqui.

Cada tipo de curso possui um calendário para a realização das matrículas.

Cursos livres (iniciação, qualificação e aperfeiçoamento): a qualquer momento. Entre em contato com a Unidade Senai que deseja realizar o curso e verifique a disponibilidade de vagas.

Cursos técnicos: abertura de matrículas a cada semestre. Preencha aqui para receber uma mensagem quando o próximo período de matrículas abrir.

Cursos de graduação e Cursos de pós-graduação: para mais informações entre em contato pelo telefone (41) 3271-9500. 

Para saber sobre bolsas de estudos e cursos gratuitos do Senai Paraná, entre em contato com a Unidade Senai de interesse. Confira aqui onde encontrar uma Unidade Senai.
Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/abrir-solicitacao-no-sac/ preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva seu pedido de informação, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar".

Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação.

Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.
Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Nacional do SENAI:

a)Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: SBN - Quadra 1 - Bloco C, Ed. Roberto Simonsen, 14º andar, Brasília – DF

b) Telefone - recebido pela equipe de call center do Departamento Nacional - (61) 3317 9989/ (61) 3317 9992. O atendimento telefônico do Departamento Nacional do SENAI funciona 24 horas, todos os dias da semana. c) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Nacional do SENAI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Nacional, no seguinte endereço: SBN - Quadra 1 - Bloco C – Ed. Roberto Simonsen, 14º andar, Brasília – DF, CEP 70040-90.

d) E-mail - do SAC do Departamento Nacional do SENAI: sac@senaicni.com.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta disponível no link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/acompanhar-ou-recorrer/.
Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”.
Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.
O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação. Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/acompanhar-ou-recorrer/ e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.
As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil. As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis. As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis. Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.
Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta. Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.
Para recorrer basta acessar o link: https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/acompanhar-ou-recorrer/ e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”. Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".

Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.
Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior. Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo. O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/acompanhar-ou-recorrer/ e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.
Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Nacional do SENAI, entre em contato pelos seguintes canais de acesso: Por e-mail encarregadolgpd@senaicni.com.br. Ou por correspondência pelo endereço: SBN - Quadra 1 - Bloco C
As vagas são divulgadas em nosso portal. Cadastre seu currículo pelo link https://cni.gupy.io/.
Para saber sobre vagas de emprego no SENAI de seu Estado, é necessário entrar em contato diretamente com o respectivo Departamento Regional da Entidade.
Basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI no Estado desejado.
a) Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/abrir-solicitacao-no-sac/

b) Presencial – realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço, em Brasília: SBN – Quadra 1 – Bloco C, Ed. Roberto Simonsen, 14º andar, Brasília – DF

c) Telefone - realizado pela equipe de call center do Departamento Nacional - (61) 3317 9989/ (61) 3317 9992. O atendimento telefônico do Departamento Nacional do SENAI funciona 24 horas, todos os dias da semana.

d) Correspondência: via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Nacional do SENAI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Nacional, no seguinte endereço: SBN - Quadra 1 - Bloco C – Ed. Roberto Simonsen, 14º andar, Brasília – DF, CEP 70040-90.

e) E-mail do SAC do Departamento Nacional do SENAI - sac@senaicni.com.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
f)Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Nacional do SENAI, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC.
A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/ouvidoria/

Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Nacional do SENAI por meio de seus outros canais de acesso:
a) Presencial - realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Setor Bancário Norte - SBN, Quadra 01, Bloco I, Edifício Armando Monteiro Neto, 12º andar, Asa Norte, Brasília/DF. Horário de atendimento: 09h às 18h
b) Telefone - realizado pela equipe de call center do Departamento Nacional - (61) 3317-9214 O atendimento telefônico do Departamento Nacional do SENAI funciona 24 horas todos os dias da semana.
c) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Nacional do SENAI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Nacional, no seguinte endereço: Setor Bancário Norte - SBN, Quadra 01, Bloco I, Edifício Armando Monteiro Neto, 12º andar, Asa Norte, Brasília/DF. CEP: 70.040-913. j) E-mail da Ouvidoria do Departamento Nacional do SENAI - ouvidoria@cni.com.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site. Serviço de Ouvidoria trata de questões relacionadas ao Departamento Nacional do SENAI. Para falar com a Ouvidoria do SENAI da sua região, clique no seu Estado no mapa abaixo.

Sede Senai Paraná

Av. Cândido de Abreu, 200.

Centro Cívico - CEP 80530-902

Curitiba- Paraná | (41) 3271 9000

SAC - Serviços de Atendimento ao Cidadão

(41) 3271-9000
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

Autoridade de Monitoramento

ouvidoria@sistemafiep.org.br